O Carnaval de São Paulo Passa a Ser Patrimônio Imaterial do Estado

Atendendo as solicitações da "Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo", que solicitava o registro dos “Desfiles das Escolas de Samba” como patrimônio cultural imaterial, o GOverno de São paulo tronou o Carnaval o como "Patrimônio Imortal

FONTE e fotos: 


CULTURA POR SÃO PAULO - Na terça-feira, dia 19 de abril, o Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou o diploma de registro de "Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo" para o Carnaval. O documento foi entregue aos representantes da Liga das Escolas de Samba do Estado.

A decisão veio por meio de votação unânime, realizada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão de preservação do patrimônio material e imaterial ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, que aprovou este registro das práticas carnavalescas do estado como "Patrimônio Imaterial".

O Governado argumentou que: “O que nós estamos fazendo aqui hoje é reconhecer algo da nossa vida, algo que faz parte da nossa história e da nossa tradição. O valor do diploma é o que ele representa, que é o que São Paulo pensa do seu Carnaval, agora reconhecido como patrimônio imaterial”.

Para fins legais, o Condephaat, havia publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em maio de 2021, entende que as festas e celebrações carnavalescas produzem 'saberes, fazeres e uma identidade coletiva' enquadrando-se  na modalidade adequada ao merecimento.

Do Reconhecimento Cultural

Incialmente a proposta foi apresentada através da "Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo", que solicitava, ná época, o registro dos “Desfiles das Escolas de Samba” como patrimônio cultural imaterial. O Conselho responsável entendeu que alem disso deveria ser aproveitado a oportunidade e conduzido a um projeto maior, onde essa atividade cultural pudesse manifestar sua imporância a nível Estadual e Imortal, onde mantivesse a 'preservação dos saberes e a perenização da memória coletiva envolvida'.

Assim, ficou entendido que uma maneira mais plausível para resguardar o carnaval de São Paulo deveria ser a nível de objeto e registrar, tornado-o como patrimônio imaterial, das “Práticas Carnavalescas do Estado de São Paulo”.


Do Registro de Patrimônio Imaterial

Este Registro de Patrimônio Imaterial foi criado por meio do decreto 57.439, de 2011, e permite o reconhecimento de manifestações culturais do Estado que são referências à identidade, à ação e à memória como expressão de identidade cultural e social.

Tem como objetivo identificar e reconhecer, formas de expressão, modos de fazer e viver, rituais, festas e manifestações que façam parte da cultura paulista. O primeiro registro de patrimônio imaterial do Condephaat foi realizado em janeiro de 2016, com o reconhecimento do samba paulista. O virado paulista, tradicional prato da culinária do Estado, foi reconhecido em 2018.

Mais Informações no Link: 
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sao-paulo-reconhece-o-carnaval-como-patrimonio-imaterial-do-estado-2/


Edição Final: Agns Brasil - FM Sul Brasil 

Comentários