Ex Racionais Mc s, Edi Rock Esta na Programação de Maio em SP

Neste mês de Maio/22 a programação das Fábricas de Cultura na cidade de São Paulo e cidade de Diadema elevam a música e diálogos sobre gêneros musicais.

FONTE e imagens:  


MAIS CULTURA SÃO PAULO -  Dentro da programação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para este mês de maio de 2022, está em destaque o etilo Funk, Rap e o imortal Reggae. O público destas categorias terá 30 dias para esquentar as temperaturas amenas que são propícias da temporada em espera dos meses mais frios.

Abrindo a temporada do mês, é a cidade de Diadema, SP, que inaugura através do "Trono Cadeira Realeza Periférica", uma idéia artista de 'JERONA RUYCE', um artista plástico e educador d região. As apresentações desta obra acontecerão dos dias 03 até o dia 31 de maio. O trabalho deste artista tem por intenção, elevar a população a refletir sobre "questões territoriais, espaço para as pessoas negras, e espaço para a gente que viva a periferia, onde todos estes anelam se; Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas em meio a demais população.

Confira toda programação para o mês de maio, com os destaques, locais e horários:

_ No dia 6 de maio, às 10h, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha promove a Oficina Maquiagem Criativa na Persona Drag com a atriz e drag queen Jacque Follet, que de forma lúdica mostrará o poder e a diversidade da arte drag queen.

_ Zona Norte, a Fábrica de Cultura Jaçanã celebra 9 anos de existência com o show do rapper Edi Rock, do Racionais MC’s, no dia 7 de maio, às 19h. Nascido e criado no Jardim Hebrom, próximo a região da Fábrica, o rapper trará neste show clássicos de um dos maiores grupos de rap do país e músicas de sua carreira solo, incluindo o lançamento da música que estava na recente novela da Globo, Um Lugar ao Sol. O evento também conta com intérprete de Libras presencial.

Do rap a unidade vai para o funk com a palestra "O que o funk ensina sobre música, cultura e sociedade?", apresentada pelo doutorando em música Thiagson, no dia 10 de maio, às 14h30. O encontro pretende abordar o papel social e cultural do funk.

Também no dia 10 de maio, às 14h30, a equipe de biblioteca da unidade Brasilândia promoverá a atividade Instalação Conceição Evaristo. A proposta é elaborar junto com os frequentadores da biblioteca uma instalação narrando a trajetória de Conceição Evaristo e sua forma de escrita a partir do conceito de escrevivência.

_ Celebando o Dia Nacional do Reggae, a unidade Vila Nova Cachoeirinha realiza no dia 11 de maio, às 15h, o show do artista Vinicius Branco e de Renata Fernandes Aguiar aka Rude Mumma, pioneira na cidade de São Paulo dentro da cultura Sound System, que apresentarão grandes sucessos do reggae.

_ Para o dia 14 de maio, às 15h, é a vez da unidade Jardim São Luís celebrar a data com o Festival Reggae: a Vida com Amor, que reunirá artistas como a cantora e compositora Marietta, a operadora de som Selectah Tuti, e o coletivo Dub Lova Sound System System, de forma a promover uma sessão com repertório sound system que inclui instrumentais clássicos da música jamaicana e suas vertentes. Entre um show e outro a DJ Jazz irá discotecar ao longo do festival.

_ Além da música, a unidade terá espaço para o teatro. No dia 18 de maio, às 10h, a Cia Arte Raiz apresenta a peça O Homem que Queria Enganar a Morte. Com tradução simultânea em Libras, a peça traz a história de um homem que, para salvar o filho, pede à morte que o leve no lugar do menino. A morte aceita e diz que daqui sete anos vem buscá-lo. Quando chega o dia, ele decide armar um plano para enganá-la.

_ No dia 19 de maio será a vez do cinema. A unidade Diadema exibe às 19h o web documentário “Somos Plurais, Vidas Trans Importam!”, que conta com relatos de experiências de vida e luta das pessoas trans em seu cotidiano, seguido de falas contra o combate a homofobia e finalizado com uma apresentação cultural. A atividade faz homenagem ao Dia Internacional contra a Homofobia (17/5). E no dia 20, às 19h30, ocorre a Batalha das Minas, evento na unidade Brasilândia que busca enfatizar o empoderamento feminino e valorizar cada vez mais a participação das mulheres no universo das batalhas.

Mas atenção! Quem deseja fazer presença nos eventos das Fábricas de Cultura, será obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas.

É interessante buscar informações com cada Fábrica de Cultura de cada região e verificar regulamentos e prograamção se se oficializou. Lembe-se do uso da máscara de proteção nos ambientes internos.

A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura. 


Edição Final: Agnaldo Silva (Agns Brasil) - Rádio Fm Sul Brasil.

Comentários