Diadema Realizou a XI Conferência Municipal de Cultura

A XI Conferência Municipal de Cultura da cidade de Diadema, SP, ocorreu neste sábado (27) das 09h às 18h.

Vivência Cultural com o mestre Joel  de Itaenga

MAIS CULTURA #vaidiademaNeste sábado (27/05), aconteceu a XI Conferência Municipal de Cultura na cidade de Diadema, SP. O evento ocorreu no Teatro Clara Nunes, rua Graciosa, 300, com o seguinte cronograma:

_Das 09:00 às 10:00 horas – Credenciamento, coffebrack e momento de orientações;

_Das 10:00 às 10:30hs - ocorreu a Mesa de Abertura;

_ Das 10:30 às 11:30hs - Leitura e aprovação do Regimento Interno;

_Das 11:30 às 13:00 horas – Início da Plenária;

_Das 13:00 às 14:00hs – Intervalo;

_Das 14 às 18:00 horas – Aprovação do Relatório da XI Conferência Municipal de Cultura, Eleição dos novos Conselheiros do Conselho Municipal de Cultura da cidade Diadema.

O Comuc é formado por 16 membros titulares, sendo oito representantes da sociedade civil e oito do poder público. Os primeiros são eleitos e os segundos indicados. São representados no conselho os segmentos de música, patrimônio, literatura, teatro, dança, arte popular, audiovisual e artes plásticas. O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos.

Neste evento forma eleitos oito (08) representantes da sociedade civil, sendo um (01) par cada seguimento cultural, a saber:

  • Um (01) membro do Seguimentos: Patrimônio Cultural, Culturas tradicionais, Matriz Africanas e Indígenas;
  • Um (01) membro do seguimento Artes Visuais;
  • Um (01) membro do seguimento de Audiovisual;
  • Um (01) membro do seguimento da Música;
  • Um (01) membro do seguimento dos Coletivos Cultural;
  • Um (01) membro do seguimento de livro, Leitura e Literatura;
  • Um (01) membro do seguimento de Artes Cênicas;
  • Um (01) membro do seguimento de Hip-Hop;

Considerando que, dos oito (08) membros titulares, também foram eleitos oito (08) suplentes, com base na Lei Municipal nº 3.496/2014 Inciso II,  Artigo 3º.

Para os oito membros do Conselho Municipal de Cultura, eleitos e no exercício do seu mandato de dois (02) anos, serão considerados Agentes Públicos.

Obrigações de um Conselheiro:

Cabe ao Conselheiro emitir parecer sobre estabelecimento de convênios de intercâmbio e cooperação financeira com entidades públicas e privadas para prestação de orientação e assistência na manutenção das bibliotecas públicas e no fomento de projetos culturais; a promoção, mediante incentivos especiais, à concessão de prêmios e bolsas de atividades e estudos de interesse local e de natureza cultural, científica ou socioenômica; o parecer sobre edição e concessão de subsídios pela municipalidade de livros, CDs, vídeos, DVDs e revistas, que visem à divulgação dos autores que enalteçam o patrimônio cultural do município.

O Comuc responde ainda pela adoção de medidas atinentes à promoção do aperfeiçoamento e valorização dos profissionais de cultura, inclusive por meio de concessão de bolsas de estudo, conforme a lei determina; a promoção de debates e seminários relativos à cultura em geral; a emissão de parecer sobre assuntos de sua competência que lhe sejam apresentados para apreciação e, por fim, estudos sobre normas para concessão de subsídios às entidades culturais sem fins lucrativos


Edição: Agns (Agnaldo Silva)

Rádio Sul Brasil e TV Online.

Dúvidas, sugestões ou algum erro na redação, por favor: 11 99254-2614 (WhatsApp - Horário Comercial).


Veja as Imagens do XI Conselho Municipal de Cultura


A pessoa que ocupa cargo como Conselheiro no Conselho Municipal de Cultura (Comuc) tem como responsabilidades, promover o incentivo as divulgação de história, dos valores humanos e das tradições locais, o desenvolvimento de intercâmbio cultural e artístico com outros municípios, estados e países, a cooperação com a União e o Estado na proteção aos locais e objetos do interesse histórico, artístico e arquitetônico do município e a apresentação de propostas para criação, abertura, manutenção de espaços públicos devidamente equipados, capazes de garantir a produção, divulgação e apresentação de manifestações culturais, científicas e artísticas.



Comentários