Hospital de Piraporinha em Diadema recebe doação de Cardioversor

O Rotary Clube Floreat doou aparelho Cardioversor para o Hospital Municipal de Piraporinha. O investimento que não foi revelado mostra seu valor pela importância que tem em poder salvar muitas vidas.

SAÚDE - O Hospital Municipal de Piraporinha, na cidade de Diadema, SP, recebeu nesta quinta feira (07/03), equipamento Cardioversor, podendo a partir de agora passar a salvar muitos pacientes que possam entrar em estado de Parada Respiratória. Este aparelho desfibrilador chegou ao Hospital de Piraporinha, graças aos esforços do Rotary Clube Floreat, que unindo um grupo distrital formado por sete dos seus Clubes da região, agrupou a verba arrecadada de cada Clube, escolheu um projeto e investiu neste equipamento voltado a salvar vidas nesta unidade de saúde de Diadema.  

Este aparelho Cardioversor, digamos que tem as mesmas funções do Desfibrilador, pois ambos são utilizados nos atendimentos emergenciais de arritmias mais críticas, onde entram a necessidade do uso destes equipamentos.

David Schimitd, que é presidente do Rotary Clube Floreat, da cidade de Diadema, foi quem realizou a entrega oficial deste Cardioversor Desfibrilador, doado por este novo projeto que reuniu sete Clubes que integram ao Rotary.  Schimitd aproveitou a oportunidade e explicou:  "Isso aqui é um fundo distrital, que compete a área do ABC 4,  (Distrito 4420), que reúnem sete clubes, que estão cunhados na placa. Este ano é inovador, já que o Distrito incentivou que juntássemos, cada verba de cada clube, e fizéssemos um projeto de cada clube, e a soma disso resultaria em um projeto de impacto. Assim, o projeto que deu mais impacto (desta vez), foi  do distrito 4420, justamente por se tratar de um equipamento que salva vidas, todos os clubes, foram unânimes em destinarem suas verba par esse projeto. Lógico, com o projeto aprovado, foi realizado a doação deste equipamento, que será muito útl para o município e temos o prazer de está sempre ajudando".

Na prática, existem dois modelos; o aparelho Cardioversor e o aparelho Desfibrilador, mas também existe o equipamento chamado de Cardioversor Desfibrilador, sendo este o caso do novo equipamento doado para o Hospital Municipal de Piraporinha.

Marco Antônio, Médico Diretor Geral deste Hospital Municipal de Diadema, fala da importância da presença deste aparelho no Hospital "Esse equipamento é de muita importância, em casos de Emergência, por exemplo: momentos em que o paciente venha ter uma parada respiratória, neste andar (o 5º andar), o médico atendente vai ter este equipamento ao seu lado, ao invés de ter que descer até o térreo, podendo assim salvar aquela vida".

Quando perguntamos qual a abrangência de atendimento deste equipamento, para poder salvar vidas neste hospital, o Doutor Marcos responde que; "Este é um aparelho que atenderá das gestantes até pacientes em geral".

Também estava presente na entrega deste Desfiblilador para o Hospital de Piraporinha o prefeito de Diadema, José de Filippi, que falou sobre a época em que passou a funcionar este Hospital e da importância deste aparelho, "Esse hospital conseguimos colocá-lo em funcionamento no ano de 1991, sendo um projeto dos anos 70, já está bastante superado, tem bastantes dificuldades, mas ho hospital cumpriu seu papel até agora. É um esforça permanente para nós equiparmos e darmos condições ao nosso pessoal (de atendimento do hospital), gente que cuida de gente, e nós queremos dar-lhes condições para que eles possam, através do uso da tecnologia, poder cumprir sua missão que é lutar em favor da vida, principalmente daquela pessoa que esta em estado de emergência e a ponto de perdê-la", disse o prefeito de Diadema.

Já a diretora adjunta, Denise Pellegrini falou sobre o empenho da equipe bem como do tempo e ajustes técnicos necessários para a escolha deste aparelho; "Foram messes de trabalho, nós montamos toda parte técnica deste equipamento até este momento de poder recebê-lo. Pra gente ele vai ser muito importânte para salvar vidas em momentos de emergência, o que fica nossa gratidão. Este aparelho foi solicitado para a maternidade, assim ele atende tanto crianças como adultos, pois ele veio com acessórios montado  também para adultos, veio bem completo".

Neste encontro para entrega do desfibrilador ao Hospital Municipal de Piraporinha ainda tivemos a presença do secretário de saúde José Antônio, Adelmo Captânio representando Frederico Caetano, presidente do Rotary de São Bernardo do Campo, também Carlos Vicente do Rotary de São Bernardo do Campo (norte).

Onde fica o hospital de Piraporinha?

Está localizado a Avenida Piraporinha, 1.682, bairro Piraporinha, Diadema, SP.


Imagens e Edição: Agnaldo Silva (Jornalista)

Rede Sul Brasil de Tv

 

Comentários