Pensamentos que Iluminam a vida

Se os pensamentos formaram a comunicação que do primeiro casal, os pensamentos hoje são essenciais para nortear a vida se refletidos de forma correta.

CRÉDITO: Rute Kaizer - Mestre em Educação


Você já parou para pensar sobre os ciclos presentes no universo: As fases da lua, as estações do ano, o dia e a noite, a chuva?

PENSAMENTOS - Existem algumas formas fascinantes e despercebidas pelas quais a Lua molda o curso da vida na Terra. A Lua afeta a vida na Terra de três maneiras principais: tempo, marés e luz. Para muitos animais, especialmente pássaros, a Lua é essencial para a migração e a navegação. Outros têm a sua reprodução cronometrada para coincidir com as fases específicas do ciclo lunar. Há também todo um mundo de adaptações fascinantes relacionadas às marés e às propriedades únicas do luar. Estes eventos circulares expressam beleza e perfeição.

Muitos já ouviram falar do ciclo hidrológico, ou o ciclo da água, mas nem todo mundo sabe que ele descreve como a água viaja da terra para o céu e faz todo o caminho de volta à terra. Um número menor ainda de pessoas, não entende por que o ciclo da água é essencial. Cada gota de chuva que cai do céu e cada gota de água que bebemos não é algo novo. Sempre estiveram aqui na Terra, e acabaram de ser recicladas e reaproveitadas, graças ao ciclo da água que inclui a evaporação, a condensação, a precipitação, o escoamento superficial, como o degelo e fluxo de água, e a infiltração que é o armazenamento de águas subterrâneas e seu eventual escoamento.

À medida que a Terra se move em torno do Sol, ela também gira em torno de seu eixo. O eixo da Terra é uma linha invisível que atravessa a Terra do Polo Norte ao Polo Sul. A Terra gira em torno de seu eixo e como o resultado temos o dia e a noite. A Terra leva vinte e quatro horas para fazer uma rotação completa. A rotação da Terra é o que faz o sol nascer e se pôr todos os dias. Embora pareça ser o Sol que se move todos os dias, na verdade é a Terra que está em movimento. À medida que a Terra gira, cada lugar na Terra ocupa uma direção diferente no espaço, ficando mais longe ou mais próximo ao sol. Durante parte do dia, alguns lugaresficam voltados para o sol. Durante o resto do dia, alguns lugares ficam voltados para longe do sol e em direção à borda do sistema solar. O sol nasce e se põe de acordo com as estações.

Há muito o que saber para entender por que as quatro estações da Terra acontecem e por que são tão diferentes em todo o mundo. Muitas coisas funcionam juntas para determinar como nós vivenciamos cada estação nos lugares onde cada um de nós mora. Porém, uma coisa é certa: as estações são o que uma sinfonia deveria ser: quatro movimentos perfeitos em harmonia entre si.

Aprender sobre os ciclos nos ajuda a entender mais as questões do tempo e das mudanças. George Bernard Shaw afirma que “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar de ideia não podem mudar nada.”

Tudo isso nos faz refletir sobre a repetição cíclica de um pensamento. Será que isso é realmente produtivo? É frutífero? A repetição de um pensamento de forma circular parece algo simples. Nada de imprevistos. Parece algo seguro, mas na verdade, isso acaba se tornando algo perigoso. Voltar sempre ao mesmo pensamento pode criar afirmações que apenas parecem ser verdadeiras, mas são falsas, enganosas, não deixam espaço para algo novo. Não nos preparam para imprevistos.

A repetição de pensamentos pode ser a causa de muita infelicidade, principalmente se forem pensamentos nocivos. Os pensamentos negativos permanecem porque acreditamos neles, não porque os queremos ou os escolhemos. Andrew J. Bernstein traz o seguinte alerta:“Se você nutrir a sua alma com pensamentos positivos, a felicidade interior florescerá diante de seus olhos.” E Vincent Peale acredita que “Mudando nossos pensamentos, nós mudamos o mundo”.

E o pensamento linear? Como ele se faz? Entender o pensamento como uma linha traz uma ideia de progresso, porque é feito passo a passo, e não avançamos para um outro patamar, sem ter alçado os primeiros degraus. Entretanto, apesar do pensamento linear avançar pelo uso do raciocínio, a tendência é que ele ignore outras possibilidades. É sempre pautado pelo sim ou pelo não.

Não há nada de errado em se traçar um pensamento linear. É um processo que transmite maturidade, inteligência e sinceridade, mas falta a esse processo a criatividade, a inovação, a originalidade. Por isso, entendemos que o pensamento linear, assim como o circular, também tem como característica a repetição – e isso pode ser prejudicial ao pleno desenvolvimento intelectual.

 “A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos” – é o que nos diz Marco Aurélio. Por isso, complementando esse pensamento, Luther Burbank atesta: “É bom que as pessoas que pensam mudem de opinião ocasionalmente para que suas mentes se mantenham limpas.”. 

Nem o pensamento circular, nem o pensamento linear, o pensamento lateral seria, então, nossa melhor escolha, nosso melhor exercício. Com a prática do pensamento lateral nossos olhos se abrem para ver tudo sob múltiplas perspectivas. O pensamento lateral se faz na descoberta e exploração de eventos espontâneos. Ele é o oposto do pensamento linear: lento, desorganizado e sem sequência. Mas é preciso entender que o pensamento lateral também apresenta problemas: ele é inconstante, ele oscila e pode ser caótico.

O pensamento lateral é uma maneira de resolver problemas usando uma abordagem indireta e criativa por meio de um raciocínio que não é imediatamente óbvio. Ayn Rand explica que “uma mente racional não funciona sob compulsão; não subordina a sua compreensão da realidade às ordens, diretivas ou controles de ninguém; não sacrifica o seu conhecimento, a sua visão da verdade, às opiniões, ameaças, desejos, planos de ninguém”.

O pensamento lateral envolve ideias que podem não ser obtidas usando apenas a lógica, o passo a passo tradicional. A emoção ainda desempenha um papel importante na tomada de decisões, incluindo a tomada de decisões lógicas.

O termo pensamento lateral foi usado pela primeira vez em 1967 pelo psicólogo maltês Edward de Bono em seu livro The Use of Lateral Thinking. De Bono cita o Julgamento de Salomão como um exemplo de pensamento lateral, onde o rei Salomão resolve uma disputa sobre a maternidade de uma criança pedindo que a criança seja cortada ao meio e fazendo seu julgamento de acordo com as reações que essa ordem recebe. Lembram-se dessa história? Vocês se lembram do que aconteceu? A mãe que não era a mãe, a mãe de verdade de fato disse: “Pode cortar o bebê”. E a mãe verdadeira, em seu ato de compaixão e misericórdia, de altruísmo disse: “Não, não corte o bebê. Pode dá-lo a essa mulher”. 

A maioria das pessoas não está preparada o suficiente para usar o pensamento lateral, porque são muitas as opções que ele oferece e a pessoa tende a se sentir sobrecarregada e até mesmo perdida. O grande segredo é aprender quando usar o pensamento lateral e evitar o raciocínio circular.

“Você só tem controle sobre três coisas em sua vida: os pensamentos que pensa, as imagens que visualiza e as ações que realiza” afirmaJack Canfield.

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Um dos sábios conselhos do Apóstolo Paulo é este: “tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai.”

 

Comentários

Mais Notícias | Filosofôlego