Rádio PX é implantado em Boa Vista Para atender índios Yanomami e Yekuana

Rádio PX é implantado em Boa Vista, Para atender índios Yanomami e Yek’uana que ainda não tem Sinal de Celular na região.

FONTE e Imagens: 


BRASIL HOJE -  Mesmo diante de toda tecnologia e expansão da Internet móvel, dos sinais de comunicação, ainda existem regiões não cobertas por estas freqüências que movem o mundo. É o caso dos Índios Yanomami e Yek’uana que habitam a região do município de Boa Vista (RO), que sem sinal de celular, receberam uma pequena estação de Rádio Amador PX, onde uma atendente (Iolanda Carvalho), passa o dia inteiro atenta a qualquer sinal de "Pedido de Emergência", vindo por parte dos Índios que ali vivem.

Muitas das comunidades, dessa região, já possuidora dos rádios comunicadores, quando acontecem alguma necessidade, entram em contato com a Central, onde está a estação de Rádio PX com a atendente Iolanda, que repassa a comunicação para o setor específico para aquele chamado, e a partir daí é enviado equipes ao local, quando necessário, principalmente no que tange os atendimentos a saúde. 

Atualmente existem mais de 75 unidades de saúde, atentas aos chamados, as comunidades destes índios Yanomami e Yek’uana, que se revezam mutuamente, para que as emergências sejam atendidas. Casos registrados no período da noite, pós as 19h, serão direcionados para ser atendidas no próximo período diurno.

O Distrito que atenda a Saúde do povo     recebe a S ígla Codisi-YY, sob presidente do Conselho Distrital; Junior Hekurari Yanomami, que explicou: "Com as informações em mãos, são acionados os recursos logísticos necessários, como aeronaves e equipes médicas, para chegar até aquela comunidade e transferir o paciente para Boa Vista.

A central de rádio recebe também pedidos de medicamentos, além de denúncias de ameaças de garimpeiros e conflitos. Chega tudo aqui. A gente ouve e corre para resolver esses problemas".


EDIÇÃO: Agns Brasil (Agnaldo Silva)

FM Sul Brasil

 

Comentários