Rodoanel Norte Vai Para a Iniciativa Privada

Governo de São Paulo entregou o Rodoanel Norte para a Iniciativa Privada, através de leilão e a empresa contemplada vai poder explorar por 31 anos.

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SÃO PAULO EM AÇÃO  -  Na terça-feira (15/03), o Governo do Estado de São Paulo colocou à responsabilidade de manutenção, exploração e proteção, o Setor Norte do Rodoanel pela iniciativa privada. Este lote, Norte, foi arrematado pela nova Concessionária "Via Appia FIP Infraestrutura", que terá a concessão dos serviços de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos. Foram apresentadas quatro propostas pelo empreendimento.

No evento, Tarcísio de Freitas (Governador) acompanhou o leilão na sede da B3, na Capital Paulista, e falou dos benefícios que as obras trarão para as cidades que ficam no entorno desta rodovia, e além do impacto para o investimento privado.

Disse o Governador de São Paulo: “A primeira parte está feita, agora é ir para campo realizar essa obra extremamente importante do ponto de vista logístico. São Paulo vai ganhar mobilidade com a Rodoanel Norte. O que foi pensado muitos anos atrás será concretizado agora. Guarulhos, Arujá e São Paulo vão gerar empregos, são pais de família que terão essa condição de levar o sustento para casa. É o usuário que vai se deslocar com mais velocidade e segurança. Vamos fechar essa saga do Rodoanel. Esse é um governo que acredita na iniciativa privada, no capital privado como indutor do desenvolvimento, que alivia o Estado. E vamos conseguir dar outros saltos importantes para melhorar a vida da população”.

Como Funcionará o Rodoanel Norte com a Nova Concessão?

O Rodoanel Norte terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, é eliminada a necessidade do motorista parar em praça de pedágio, com conseqüente redução do tempo de viagem. O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros. As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações, que são enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs farão o pagamento automático. Aqueles usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.


Pós Edição: Agns

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